12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia

12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia ➤ a Menina Digital, Redes Sociais, Search Engine Optimization, Video Marketing, Content Marketing, Social Media, Estratégias Online, Estratégias Digitais

A otimização de conteúdos para os mecanismos de pesquisa é uma forma eficaz de atrair consumidores para as suas plataformas online. Especialistas do mundo apontam para algumas tendências de SEO para 2021 que todo profissional de marketing digital precisa ter em atenção.

O SEO (Search Engine Optimization) está em constante evolução e ficar por dentro das atualizações mais recentes nessa área pode ser um desafio para qualquer um de nós. No entanto, vale a pena o esforço: de acordo com dados recentes da HubSpot, cerca de 70% a 80% dos utilizadores se concentram exclusivamente em resultados orgânicos e ignoram conteúdos patrocinados. Além disso, cerca de 28% dessas pesquisas convertem, resultando em uma compra.

O desempenho de SEO de alto nível requer atenção a muitas métricas, incluindo tráfego, backlinks e partilha em plataformas de mídias sociais, dentre tantas outras métricas.

Neste artigo, encontrará insights relevantes e oportunos sobre algumas das principais tendências de otimização para mecanismos de pesquisa e que devem estar sob o seu radar em 2021, o que dará a você uma excelente oportunidade para preparar a sua estratégia de SEO para o próximo ano. CONFIRA!

1. A Inteligência Artificial terá um papel crucial no SEO

A Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como as pessoas interagem com o conteúdo online. E no caso do algoritmo de IA do Google, a nossa atenção deve ser redobrada. Revelado há alguns anos, o algoritmo RankBrain desempenha um papel fundamental nos fatores de classificação do Google para definir o que será apresentado ao utilizador nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (as famosas SERPs).

12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia ➤ a Menina Digital, Redes Sociais, Search Engine Optimization, Video Marketing, Content Marketing, Social Media, Estratégias Online, Estratégias Digitais

Greg Corrado, cientista sênior do Google que ajudou a desenvolver o RankBrain, destaca a capacidade única que a ferramenta tem de aprender — o que significa que o algoritmo só melhorará com o tempo, tornando a IA uma tendência de SEO de altíssima relevância.

Então, a pergunta que não quer calar é: como otimizar o para o RankBrain? Especialistas acreditam que os sinais de experiência do utilizador será determinante, o que pode incluir fatores desde a taxa de cliques até o tempo gasto na página. Por isso, você precisa cativar e envolver os leitores com conteúdo útil e bem organizado!

2. A pesquisa por voz afetará as consultas e resultados

Graças a inovações como o Google Assistant, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, a tecnologia de pesquisa por voz já percorreu um longo caminho. E, à medida que tecnologia é aprimorada, vem se tornando cada vez mais popular. Aliás, a previsão é a de que até 2022, 55% das residências possuam um desses dispositivos inteligente.

12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia ➤ a Menina Digital, Redes Sociais, Search Engine Optimization, Video Marketing, Content Marketing, Social Media, Estratégias Online, Estratégias Digitais

Para otimizar a pesquisa por voz, considere sempre as suas palavras-chave. Identifique frases mais longas e que as pessoas usam nas conversas do dia a dia. As pesquisas por voz tendem a se sair melhor com frases mais longas e mais naturais. Quando as pessoas digitam, elas tendem a abreviar. Por exemplo, uma pessoa pode pesquisar por voz “Quais são as novas tendências de SEO para 2021?”. Porém, ao realizar a mesma pesquisa em um motor busca, o utilizador poderá digitar apenas “novas tendências de SEO 2021”.

3. A compatibilidade dos conteúdos para dispositivos móveis afetará as classificações de pesquisa

Ainda em 2019, o Google lançou um manual com as práticas para indexação dos conteúdos que prioriza dispositivos móveis, o que significa que o mecanismo de pesquisa analisa principalmente a versão mobile de um site, considerando-a a versão “primária” em vez da versão para desktop. Essa mudança faz sentido, visto que a previsão é de quase 73% dos utilizadores acessarão a internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis até 2025.

Para garantir que a sua página seja amigável, deve garantir que o Google possa rastrear os seus URLs, portanto, certifique-se de não ter uma “diretiva de proibição” em vigor. Além disso, tome cuidado para que o Googlebot não carregue conteúdo que exija interações do utilizador, como clicar ou deslizar. Por fim, certifique-se de usar as mesmas metatags de robôs em sites para desktop e dispositivos móveis.

Verifique a eficácia do seu site para dispositivos móveis com o teste gratuito de compatibilidade com dispositivos móveis do Google. A seguir, dê uma olhada no relatório de “usabilidade móvel” no Google Search Console.

4. Conteúdos longos ajudarão a melhorar o posicionamento nas SERPs

De acordo com nosso estudo “The State of Content Marketing Report 2019” da SEMrush, textos longas de mais de 3.000 palavras obtêm três vezes mais tráfego e quatro vezes mais partilhas. Eles também alcançam 3,5 vezes mais backlinks do que artigos com extensão média de 901 a 1.200 palavras. Por isso, foque em conteúdos de formato longo para alcançar classificações de pesquisa mais altas.

Como você consegue isso? Primeiro, divida seu conteúdo em seções com subtítulos H2 e H3 para torná-lo mais facilmente “escaneável” pelo olhar humano. Subtítulos são especialmente importantes para sites mobile-friendly. Em segundo lugar, lembre-se de vincular esse conteúdo a fontes relevantes e com uma pontuação de autoridade sólida. Por fim, certifique-se de que o seu conteúdo seja fácil de partilhar noutras plataformas digitais, para que os leitores possam compartilhar com um clique rápido.

5. Os snippets em destaque se tornarão mais proeminentes

Lançados em 2017, os snippets em destaque são uma espécie de atalho para ganhar destaque no Google. Às vezes, quando você digita algo no motor de pesquisa, pode notar uma caixa no topo das SERPs, logo acima dos resultados reais. Isso é um snippet!

12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia ➤ a Menina Digital, Redes Sociais, Search Engine Optimization, Video Marketing, Content Marketing, Social Media, Estratégias Online, Estratégias Digitais

Marcar um snippet em destaque é uma ótima maneira de chegar à cobiçada primeira página de resultados. Além do mais, os snippets roubam tráfego significativo dos concorrentes.

Os snippets em destaque mostram um pedaço de informação, geralmente estruturado como uma pergunta e resposta ou um breve ponto de referência, um guia de como fazer. Também há rich snippets, que podem incluir imagens, avaliações com estrelas, preços de produtos e informações semelhantes. Ao criar snippets, concentre-se em consultas baseadas em perguntas e palavras-chave relevantes. Você pode usar a função de pesquisa do Google “people also ask” para se inspirar!

6. A otimização das imagens terá um papel maior nos resultados das pesquisas

Já há muito tempo que o Google insiste na otimização adequada das imagens que partilhamos na internet, então faz todo sentido que isso faça parte de seu plano a longo prazo, não é mesmo?

Se as imagens no seu site não estiverem otimizadas, comece a cuidar disso agora mesmo! Use imagens relevantes e de alta qualidade. Além disso, certifique-se de personalizar o nome do arquivo, rotulando a imagem de forma que seja relevante conforme o conteúdo da página correspondente. Use alt tags, que os rastreadores usam para classificar imagens. Por fim, adicione imagens ao mapa do site, onde são ainda mais fáceis de rastrear.

7. Uma estratégia de SEO eficaz precisará da inclusão de vídeos

Caso ainda tenha se dado conta, o YouTube já conta com mais de 1 bilhão de utilizadores. Se você ainda não está criando conteúdo de vídeo, agora é a hora de começar. Só para que possa ter uma ideia, de acordo com a Cisco, em termos de consumo, a previsão é de o vídeo irá superar todas as outras formas de conteúdo.

Lembre-se que a descrição não deve ser apenas repleta de palavras-chave, mas também fornecer uma visão geral e amigável relativamente ao conteúdo.

Por exemplo, se vai otimizar conteúdos para o YouTube, use o recurso de preenchimento automático como fonte de inspiração. Comece a digitar o tópico do seu vídeo e veja o que aparece no campo de pesquisa, que é essencialmente uma lista de palavras-chave sugeridas, informando exatamente o que as pessoas estão procurando na plataforma.

8. A importância das palavras-chave relacionadas de forma semântica será ainda maior

Se até agora os profissionais de SEO costumavam se concentrar, quase que cegamente, em palavras-chave primárias… Agora, sabemos que as palavras-chave secundárias são igualmente importantes! A busca semântica e a otimização da intenção ganharão ainda mais destaque em um futuro bem próximo.

O Google já não está mais olhando apenas para cadeias de palavras. Ele analisa o contexto da consulta e tenta discernir a intenção de pesquisa do utilizador, o que significa que quanto mais informações relevantes fornecidas (tanto por meio de palavras-chave primárias quanto secundárias), melhores serão os resultados.

Para realmente abordar a pesquisa semântica, crie conteúdo projetado para responder a uma pergunta que seu público-alvo faria. Mais importante que tudo: não escreva para bots, mas para pessoas!

9. Listagens de pesquisa local terão um papel mais significativo nas estratégias de SEO

Quando pensamos na internet, normalmente, costumamos atentar para a sua natureza global, não é mesmo? Mas a verdade é que a maioria das pessoas usa mecanismos de pesquisa para encontrar produtos e serviços geograficamente mais próximos da sua atual localização. O SEO local é importante e está evoluindo! Essa evolução se deve, em parte, ao aumento das buscas de “clique zero”.

Em uma pesquisa de “clique zero”, a consulta do utilizador é respondida por meio da própria SERP. Portanto, eles não clicam em nenhum dos resultados da classificação. Um dos motivos para o aumento desse tipo de pesquisa é o aumento de snippets em destaque.

12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia ➤ a Menina Digital, Redes Sociais, Search Engine Optimization, Video Marketing, Content Marketing, Social Media, Estratégias Online, Estratégias Digitais

Mas afinal, por onde começar a tirar proveito do SEO local? Comece criando uma página do Google My Business, uma ferramenta poderosa para que empresas e organizações possam gerir a sua presença online no Google, como a Google Search Console e o Google Maps.

10. Conteúdo que atende ao princípio do Google EAT terá melhor classificação

O Google reiterou que a qualidade do conteúdo é crítica para o sucesso do ranking. Mas o que significa “qualidade” para o Google? Consulte o princípio EAT: “expertise, authoritativeness and trustworthiness” (especialização, autoridade e confiabilidade). Esses fatores ajudam a determinar se uma página na web tem conteúdo de qualidade e útil do ponto de vista do utilizador. Esse princípio é especialmente relevante em nichos de negócios como saúde e finanças, por exemplo.

Existem algumas maneiras de garantir conteúdo de qualidade:

  1. Crie buyer personas, o que lhe permitirá entender que tipo de conteúdo os seus clientes valorizam.
  2. Realize um estudo de intenção de pesquisa, o que ajudará a mapear a jornada do cliente.
  3. Use essas informações para criar conteúdo que se adeque ao formato que o seu público-alvo prefere.

Por fim, lembre-se do princípio EAT ao criar seu conteúdo! Certifique-se de embasar as suas afirmações com estatísticas e fatos, com links de sites confiáveis (ter backlinks de qualidade apontando para o seu site é outra maneira de provar que o seu conteúdo atende aos critérios do EAT).

11. A pesquisa preditiva está definida para melhorar nos próximos tempos

O Google Discover foi lançado em 2017, desencadeando um novo tipo de pesquisa, que nem mesmo requer uma consulta do utilizador. Trata-se de mais uma das ferramentas baseadas em IA do Google. A ferramenta de recomendação de conteúdo identifica os padrões de comportamento do utilizador ao longo do tempo e aprende gradualmente a partir desses hábitos. Com essas informações, o Google Discover pode identificar o conteúdo mais preciso e com maior probabilidade de interessar ao utilizador.

12 Tendências de SEO para 2021 que não Podem Faltar na sua Estratégia ➤ a Menina Digital, Redes Sociais, Search Engine Optimization, Video Marketing, Content Marketing, Social Media, Estratégias Online, Estratégias Digitais

De acordo com o Google Discover, já somos mais de 800 milhões de utilizadores ativos! O conteúdo é classificado com base em algoritmos que inspecionam a qualidade do conteúdo e o interesse do utilizador. Embora o Google não tenha comunicado precisamente quais são os fatores que definem a classificação, parece que o histórico de localização, histórico de navegação, uso de aplicativos, calendários, histórico de pesquisa e locais de casa e trabalho são todos relevantes.

12. A análise de dados deverá ser uma das suas prioridades se quiser permanecer à frente da sua concorrência

A análise de dados permite-nos entender melhor o comportamento dos nossos clientes e pontenciais clientes, visualizar campanhas e criar mensagens direcionadas para esse público-alvo. Ferramentas como o Google Analytics podem ajudar você a verificar quais URLs estão sendo rastreados, identificar fontes de referência, verificar tempos de carregamento de página, indexação, redirecionamentos, erros de resposta, taxas de rejeição e muito mais.

Poderá, ainda, usar a análise de dados para identificar páginas que não deseja que os rastreadores indexem e apontar fontes de tráfego incomuns, como sites de spam, o que prejudicará a credibilidade do seu site, segundo os princípios EAT.

Para concluir…

Se chegou até aqui nessa leitura, certamente já percebeu que as pessoas e as suas experiências estão no centro de quase todas as tendências de SEO para 2021, desde o aumento da pesquisa semântica e SERPs de clique zero, até o aumento da prevalência de vídeo. Seja para obter os horários dos filmes nos cinemas mais próximos, para comparar preços em sites de ecommerce ou buscar informações vitais em meio a uma pandemia global, o Google e outros mecanismos de pesquisa continuam a lançar atualizações em nome da melhoria de todas essas experiências do ponto de vista do utilizador.

Construir estratégias robustas de marketing de conteúdo, incluindo buyer personas bem definidas, estudo de intenção de pesquisa, bom conteúdo e redatores e UX forte são todos bons lugares para começar.

Quando quando o assunto é SEO, existem cada vez menos maneiras [se é que ainda há alguma!] de burlar o sistema. Por conta disso, a recomendação será sempre concentrar os nossos esforços no desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade e que esteja alinhado com a perfil e a intenção do nosso cliente e potencial cliente. A partir daí, tudo se resume a refinar, rever, otimizar e aprimorar a estratégia de SEO com base no que os dados nos dizem.

Ufa! É muita informação, não é mesmo? Mas temos aqui nesse artigo uma compilação com as principais tendências de SEO para 2021. Se ficou com alguma dúvida, ou conhece uma alguma tendência que não conta nesta lista, deixe o seu comentário!

Quer receber as melhores dicas sobre Marketing Digital na sua caixa de emails? Assine agora mesmo a newsletter da Menina Digital ➤ Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, Content Marketing, Social Media, Tendências 2019, Inteligência Artificial, Estratégias Online, Estratégias Digitais, Marketing Digital 360, Search Engine Optimization

*Contém insights da HubSpot, SEMrush e Search Engine Journal.

Publicado por CAssis

Jornalista e blogger há mais de uma década, a Menina Digital nasce trazendo consigo uma oportunidade perfeita para colocar a minha paixão pela escrita e pelo Marketing Digital em ação. 📌 DICAS SOBRE: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Gestão de Redes Sociais, Copywriter, Inbound Marketing e muito mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

a Menina Digital

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

Town Square

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

ContentFly Blog | On-demand content creation for businesses

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

Marketing Land - Internet Marketing News, Strategies & Tips

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

The Moz Blog

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

Blog – Neil Patel

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

Digital Marketing Institute RSS Feed

Marketing Digital, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO

%d blogueiros gostam disto: