11 Dicas de SEO para Impulsionar o seu Site nos Motores de Busca

Caso você não tenha ouvido falar, SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing que é necessária para que sua empresa seja encontrada online, atraindo ainda mais visitantes para seu website. A Menina Digital bem sabe que SEO é um tema desafiador. Por isso mesmo, confira essas dicas cruciais e obtenha mais visitantes e potenciais mais clientes. Confira essas 12 dicas de SEO para impulsionar seu site que ajudarão você a subir no ranking do Google em pouco tempo!

♦ LEIA TAMBÉM: Super checklist de SEO para profissionais de marketing de conteúdo

1. Use palavras-chave de cauda longa

Primeiro, quais são as palavras-chave? Essas frases de duas a cinco palavras são o que um pesquisador digitaria em uma caixa de pesquisa para encontrar você ou um negócio como o seu online. Por exemplo, se você é o orgulhoso proprietário de uma loja de cupcakes, convém que um pesquisador insira a palavra-chave “melhores cupcakes” e encontre seu website. No entanto, isso pode ser muito difícil, pois essas palavras-chave mais curtas geram milhões de resultados, tornando-as muito mais competitivas. Se você usar palavras-chave curtas, seu site poderá se perder nos resultados do Google. Tente encontrar palavras-chave mais precisas adicionando sua especialidade e/ou localização. Olhando para o nosso exemplo anterior, você poderia apostar em “cupcakes sem glúten na Paulista”, por exemplo. Quanto mais segmentada for sua palavra-chave, maiores serão as chances de atrair o público-alvo certo e aumentar as chances de os utilizadores clicarem em seu website a partir dos resultados de pesquisa.

2. Escolha o domínio certo

Se você ainda não possui um domínio personalizado, não há tempo a perder. Esta não só é uma prática recomendada de SEO, como também dará ao seu negócio a aparência profissional necessária para competir online. No entanto, possuir um domínio não é suficiente, você tem que escolher o caminho certo. Como lidar com isto? Há três coisas que você deve ter em mente quando escolher o domínio. Primeiro, você quer mantê-lo o mais curto e cativante possível para que os navegadores da Internet queiram clicar ao ver seu nome. Em segundo lugar, o nome da sua empresa ou área de especialização deve ser incluído, para que os visitantes possam entender facilmente o que você faz. Por fim, é uma ótima ideia incluir sua palavra-chave principal, se possível. Isso pode aumentar suas chances de aparecer nos resultados da pesquisa para a palavra escolhida.

3. Escreva títulos e descrições exclusivos

Preencher seus metadados, ou seja, seus títulos e descrições, deve estar fazer parte da sua rotina obrigatória quando o assunto é SEO. Por isso, escreva títulos e descrições exclusivos, não apenas para sua página inicial, mas também para cada uma das seções e páginas de seu website. Saiba que usar os mesmos metadados pode parecer que seu website contém conteúdo duplicado. E isso não é nada bem visto pelos mecanismos de pesquisa, pois ficam sem saber como classificar corretamente as suas páginas. Igualmente importante é escrever títulos e descrições que sejam cativantes e atraentes para que as pessoas da Internet escolham seu site, em vez de outro que aparece no mesmo resultado da pesquisa. Quanto mais pessoas clicam em seu site, melhor — visto que os cliques em sites de resultados de pesquisa são conhecidos por estarem associados a uma melhor classificação.

4. Garanta que seu site é compatível com dispositivos móveis

O mundo está se tornando cada vez mais dependente dos smartphones. Tenham em mente que 50% das pesquisas são feitas via mobile e esse número continuará crescendo. Ou seja, se você quiser ter sucesso na selva online, ter um site otimizado para dispositivo móvel não é negociável, mas sim OBRIGATÓRIO!

5. Crie um sitemap

Um sitemap é, em termos simples, um plano do seu site. Mostra como suas diferentes páginas estão conectadas umas às outras. Por que você precisa disso? É útil enviar um sitemap para os mecanismos de pesquisa para que eles possam rastrear seu site com mais facilidade e rapidez, o que melhorará seu estatuto de SEO de um modo geral. Basicamente, é como quando você confere um mapa antes de visitar uma nova cidade. Uma maneira de enviar seu sitemap é por meio do Search Console do Google — o processo é um pouco técnico e talvez você precise da ajuda do seu web designer.

6. Aposte em SEO local

Você é proprietário de uma empresa local? Então, você certamente quer atrair pessoas em sua área circundante. Mais vezes do que você imagina, essas pessoas vão estar realmente procurando por você online. É exatamente por isso que você precisa melhorar seu SEO local. Não é preciso se estressar, pois temos as principais dicas de SEO para ajudar você a aumentar seu tráfego de pessoas e colocá-lo no mapa (literalmente). A melhor maneira de começar é reivindicar sua empresa no Google My Business e preencher seu perfil da cabeça aos pés. Dessa forma, sua empresa pode ser encontrada nas pesquisas realizadas no Google Maps. Além disso, você terá a chance de ganhar uns pontos com Google e, com isso, aparecer na parte superior da página de resultados de pesquisa, que inclui um mapa e uma lista de três empresas.

Caso você não tenha ouvido falar, SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing que é necessária para que sua empresa seja encontrada online, atraindo ainda mais visitantes para seu website. A Menina Digital bem sabe que SEO é um tema desafiador. Por isso mesmo, confira essas dicas cruciais e obtenha mais visitantes e potenciais mais clientes. Confira essas 12 dicas de SEO para impulsionar seu site que ajudarão você a subir no ranking do Google em pouco tempo! ➤ Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, Content Marketing, Social Media, Tendências 2019, Inteligência Artificial, Estratégias Online, Estratégias Digitais, Gadgets

7. Estruture bem o seu site

Isso pode parecer um passo que às vezes é ignorado, mas uma boa estrutura de site é essencial para o seu SEO. Além de facilitar a vida dos bots de mecanismo de pesquisa nas hora de rastrear e entender a hierarquia do seu site, é essencial que os utilizadores possam consultá-lo livremente pelo site. Isso pode ajudar seriamente a aumentar as métricas, como: quantidade de páginas visitadas e tempo gasto em seu site. E esses são os elementos-chave que os mecanismos de pesquisa irão considerar ao decidir o destino de sua classificação.

8. Descreva as imagens que publica no site

Um site sem imagens é como um musical sem as músicas. É um fato, o uso de fotografias ou imagens melhora a experiência do utilizador do seu site. Além disso, o Google e outros mecanismos de pesquisa não podem ver imagens como nós humanos vemos. É por isso que você precisa adicionar texto para ajudá-los a entender o que está em suas fotos, gráficos e outras mídas que você prefira inserir nas suas publicações. Adicionar essas pequenas descrições textuais permitirá que suas imagens sejam encontradas na Pesquisa de imagens do Google, o que permite que você obtenha ainda mais tráfego para seu site. Além disso, os mecanismos de pesquisa tendem a perceber sites com imagens otimizadas como mais polidos e conceder a eles uma classificação geral melhor. Lembre-se de que é importante adicionar texto alternativo exclusivo e descritivo a todas as suas imagens.

9. Escreva um conteúdo valioso

Se eu pudesse lhe oferecer apenas uma dica para o futuro do seu site, seria apostar forte na produção de conteúdo. O conteúdo é conhecido por ser um dos sinais de classificação mais importantes quando se trata do seu site. E não apenas qualquer conteúdo funcionará — ele precisa obedecer a três condições para alcançar a grandeza: deve ser exclusivo, atualizado e valioso do ponto de vista dos leitores que visitam o seu site. Qual é a melhor maneira de conseguir isso? Comece um blog já!

10. Obtenha mais backlinks

Otimizar o seu site já é um ótimo começo para obter sucesso online. Mas todo site precisa de uma pequena ajuda de parceiros da Internet para sobreviver. O que queremos dizer é que, para realmente se sobressair em SEO, você precisa obter os chamados “backlinks” para o seu site. Basicamente, esses são links de sites externos para os seus. Sendo o sinal de classificação mais poderoso, este é o mais difícil de alcançar. Outra maneira de divulgar seu nome e chamar a atenção online é com o uso das redes sociais para partilhar os seus conteúdos. Embora não seja um sinal tão forte, o engajamento nesses canais é uma maneira indireta de melhorar o seu SEO.

11. Analise os resultados e melhorias constantes

E por último, mas igualmente importante: não descanse após conseguir alguns louros online — SEO significa esforços contínuos para garantir que você se mantenha competitivo no universo online. Isso não significa que você precisa reformular sua “Página inicial” todos os dias. Em vez disso, é preciso entender o que funciona e o que não está ajudando você a produzir um conteúdo ainda mais valioso. O que significa que você deve avaliar regularmente as métricas do seu website (tempo na página, número de visitantes, de quais países etc). Nesta parte da jornada, o Google Analytics será o seu melhor amigo!

LEMBRE-SE: O SEO é uma indústria em constante evolução, pois os algoritmos são continuamente atualizados e novas pesquisas são feitas diariamente. Cabe a você estar atento à mudanças e necessidades, descobrindo sempre qual é a melhor maneira de ter certeza de que você está no seu melhor jogo quanto o assunto é SEO.


O que você vai querer ler a seguir

Agora que você tem em mãos as informações necessárias acerca das 10 principais tendências de web design para 2019, aqui estão alguns recursos adicionais para ajudar você a começar o ano com marketing de alto desempenho:

Quer ser o primeiro a saber sobre os recursos mais recentes impulsionar ainda mais o seu conteúdo online? Assine a nossa newsletter e junte-se aos milhares de profissionais de marketing que já estão usando estratégias como estas para expandir seus negócios online.

E NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR A NOSSA NEWSLETTER!


Fonte: WIXBlog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s